sábado, 26 de março de 2011

Kuduro

Bom, Kuduro não é exatamente o que a palavra quer dizer, digo...ela é o que quer dizer, mas não aqui! Tendeu? (não?)...nem eu! Kuduro (com K) não é um palavrão, ela é originária do mais puro vernáculo do Kimbundo (MataKU = nádegas ou assento, plural de ritaku), principal língua falada de Luanda, na Angola. O sentido figurado da palavra é o mesmo utilizado aqui no Brasil: Bunda.

Você deve estar se perguntando por que diabos eu estou escrevendo sobre kuduro?...bom, a resposta que posso dar é: "porque eu quero ¬¬'". Segundo pesquisas realizadas em outros blogs (no qual citarei como fontes no fim) farei um pequeno grande resumão do que pesquisei e encontrei.

Então, o sentido da expressão Kuduro poderá ser melhor explicado por um angolano, mas, ao que tudo indica, significa o ue parece: Kuduro= Bunda imóvel, sem rebolar, o que, considerando-se que um dos movimentos fundamentais da dança angolana é o sofisticado rebolado (dos homens inclusive), é muito significativo. Algo como uma dança diferente , supostamente ‘moderna’, no âmbito das danças tradicionais que, como já disse são, extremamente, rebolativas.

"O kuduro é um gênero musical e sobretudo um gênero de dança surgido em Angola. Hoje em dia é praticada nos subúrbios de Lisboa (Portugal) e das cidades do Rio de Janeiro e Salvador. As letras são caracterizadas por sua simplicidade e humor; são escritas em português, mas usam têrmos da língua angolana, por exemplo o Kimbundo, que é uma das línguas mais faladas em Angola ( do grupo linguístico banto)." Essa é a definição dada pelo Dicionário Informal.

Na verdade, Kurudo é isso:



Estranho né?! MAS É MUITO MASSA!!! Tipo, tenho um amigo de treino que passou sete anos morando lá na Angola, em Luanda mesmo, e me contou umas histórias muito louca, como todos viram é meio complicado de se dançar e pela experiência que meu amigo me passou disse que embora seja algo muito estranho e díficil de se dançar, é muito bom, foi relatado também que começou realmente nos surbúbios essa dança, que é na verdade uma mistura de muitos outros ritmos. Kuduro, inserido no âmbito da cultura Hip Hop, é uma dança de rua Como todos os outros gêneros assemelhados, o Funk carioca e o Kwaito (da África do Sul) é a resposta africana avassaladora nfluência da indústria cultural de massa capitalista, cujo eixo como se sabe, localiza-se, desde o fim da segunda guerra mundial, na América do Norte.

então é isso...Fontes:

http://www.plurall.com/forum/comunidade/papo-cabeca/22056-kuduro-danca-angolana/

http://www.dicionarioinformal.com.br/definicao.php?palavra=kuduro&id=211


Aqui é Rodrigo Vodu dizendo: "A mata é virgem, porque o vento é fresco!"

2 comentários:

Gustavo Radar disse...

taí, vejo isso em poucos blogs, curti a pesquisa, junto com as fontes. tah de parabéns!!

Jeh disse...

: )